quinta-feira, 26 de julho de 2012

De um acidente de carro ao encontro da mulher da sua vida: Uma história de superação




"Ame a vida, dê valor a vida, pois nós nunca sabemos o dia de amanhã". A frase do nosso entrevistado que resume o momento que está vivendo. Hoje, um apaixonado pela vida, família, amigos e pela namorada, que esteve do seu lado desde o primeiro momento do acidente de carro que o levou a ter a perna amputada. No dia 10 de Julho,  O Amazonense, natural de Manaus (com muito orgulho, como diz), Janderson Maciel Viegas, (21), estava voltando de uma festa, de carona, e infelizmente o motorista dirigia  alcoolizado. O motorista não viu a curva na estrada do tarumã, o carro capotou várias vezes e caiu do barranco. Como Janderson estava de cinto, não foi arremessado do carro, mas ficou preso nas ferragens e levado para o Hospital, onde passou por dez cirurgias e acabaram tendo que amputar sua perna direita.  Confira abaixo a entrevista com o personagem desta história de força, determinação e superação:


Como foi quando você soube que teria a perna amputada?
Janderson / Arquivo pessoal
No começo foi muito dificil para mim,um choque, e a todos que estavam acompanhando porque não sabiam como eu iria reagir depois da amputação, mas ou era a amputação ou eu iria morrer pois a infecção era muito grande. Fiquei desesperado quando soube da noticia mas meus pais conversaram comigo e disseram que ia ficar tudo bem e que jamais era pra eu desistir e minha mãe disse para mim: "Você vai se tornar um grande exemplo de guerreiro por tudo que você está passando e jamais esqueça que Deus nunca nos dá um fardo que não possamos carregar."


A namorada entrou na UTI para vê-lo
Como eu estava na uti, só duas pessoas por dia podiam me visitar e sempre entravam meu pai e minha mãe.
Depois que eu amputei a perna, no outro dia estava na uti me recuperando e ela se vestiu toda de branco e entrou na uti para me ver...
Eu estava dormindo e quando acordei vi ela na minha frente olhando para mim e pensei que fosse um sonho e voltei a dormir pois estava muito fraco. Depois, minha mae entrou na uti e perguntei se ela havia entrado para me ver mesmo. Minha mae disse que ela havia entrado na uti 5 vezes para me ver e na ultima vez ela foi expulsa.
Não era minha namorada ainda. Ela tinha me chamado para irmos ao cinema no sabado e eu disse que não que eu iria sair e que no domingo eu iria na casa dela para pedir dos pais dela para namorar com ela só que ai aconteceu o acidente no dia que eu ia na casa dela....
Quando fui para a unimed, que podia receber visitas, ela foi me visitar e eu a pedi em namoro porque sabia que ela era a mulher da minha vida e desde o começo do acidente ela foi me visitar todos os dias e cuidar de mim em todos os momentos. Ela quem sempre me dá forças para continuar.

Janderson e a namorada / Arquivo pessoal
Com relação a família, como foi?
Minha familia me apoiou bastante. O rapaz que estava dirigindo o carro não prestou nenhuma assistencia medica, não se machucou e nem se interessou em ajudar, o que causou muita dificuldade para minha familia que teve que arcar com todas as despesas medicas..
Fiquei internado na UTI durante 20 dias e depois me transferi para um apartamento da unimed e fiquei durante 10 dias. Pude conhecer varias pessoas novas que agora fazem parte da minha vida e que sempre me deram palavras de conforto e sabedoria para que eu jamais desistisse. Já passei por 10 cirurgias e ainda falta 1 a ser feita mas eu não me abalo pois tenho varias pessoas maravilhosas ao meu lado.

O que mudou na sua vida após o acidente?

Minha vida depois do acidente mudou bastante. Aprendi a dar valor a cada momento da minha vida. Encontrei o amor da minha vida e hoje em dia somos um casal maravilhoso e todo mundo que nos vê sempre diz que somos um casal lindo e que supera tudo junto, que somos companheiros.
Aprendi que limitações são coisas que existem apenas na nossa mente.
Que se eu posso fazer a diferença derrubando esse preconceito eu vou lutar ao máximo para acabar com isso porque varias pessoas portadoras de necessidades especiais se excluem da sociedade porque as pessoas são preconceituosas.
Mas se eu creio que posso fazer a diferença eu vou fazer a diferença para ver um mundo melhor e sem preconceitos.
 
Diversos perfis no facebook compartilharam sua foto, sua história, como foi?

Coloquei minha foto usando protese na internet na vespera de natal o que foi um choque para muita gente e ela teve uma repercurssão gigantesca, varias paginas e pessoas compartilharam da foto..

Muitas pessoas me adicionaram com a mesma situação que passaram por algum acidente ou alguma doença e acabaram perdendo algum membro e de alguma forma vendo a foto elas se animaram.

Achei muito importante mostrar as pessoas a realidade pois tem muitas pessoas que reclamam da vida sem ter do que reclamar...


Apesar do acidente, janderson é feliz

Hoje, graças a minha familia, a minha namorada (Jéssica Melo) e a familia dela estou muito feliz pois eles sempre me apoiam em tudo e veem como um grande exemplo de superação.

Estou mostrando a todos que sou um exemplo de superação para mostrar justamente que jamais devemos desistir da vida. Sempre temos que dar valor a cada dia da nossa vida

Superação é quebrar as barreiras do preconceito e ser o exemplo de um mundo melhor."


Qual mensagem você deixa para quem passa pela mesma situação que você? 
Quero dizer que as pessoas que quiserem me adicionar no facebook, que passam pela mesma situação e querem ajuda podem fiquem a vontade que irei ajudar ao maximo e sempre estarei a disposição de todos que precisarem."

Janderson / Arquivo Pessoal
E uma mensagem para quem bebe e dirige?
Quem bebe e dirige não tem consciência do perigo que estão colocando em suas vidas e nas vidas do proximo. A todo momento varias pessoas morrem por causa de embriaguez no volante e varias pessoas inocentes por consequência disso.
Seja consciente e valorize sua vida a cada momento pois nós nunca sabemos o que vai acontecer no futuro.

Agradecimentos
Quero agradecer minha mãe guerreira que sempre lutou comigo. minha namorada que desde o começo ficou do meu lado o tempo inteiro, minha irmã que cuidou de tudo e meu pai do qual tenho muito orgulho e que sempre me apoiou, meus tios, tias, primos e primas que me ajudaram, aos meus sogros que sempre me apoiaram bastante e que sao pessoas que são exemplo para mim.


Janderson tem um site com suas frases: http://pensador.uol.com.br/colecao/jandersonviegas/ 

Retiramos dele algumas: 

"Dificuldades vem e vão, o modo como você enfrenta essas dificuldades é o que torna você um vencedor."

"Aceitar o fato de que depois de um acidente muito grave a sua vida não acabou é muito difícil, muitas pessoas não superam, mas é neste momento que você precisa ser forte e superar isso, porque a sua vida não acabou. 
Se aconteceu um acidente e você está vivo a sua vida não acabou, ela apenas começou novamente."

"Quando as pessoas me olham com pena eu olho para elas com alegria"

"Namorar é fácil 
Difícil é encontrar uma pessoa companheira, sincera, fiel, que fique do seu lado em momentos de alegria e de tristeza, que lute e cresça junto com você. 
Amar não é apenas dizer que ama e dar beijinho. 
Pra ser verdadeiro tem que lutar por ele, insistir, cuidar, cultivar, esquecer o orgulho, ser paciente e acima de tudo, ser feliz." [Matéria especial para o blog Diário de Manaus]

Nenhum comentário: